Equipamentos II ~ Porto Total, capital do dragão... summary_noimg = 550; summary_img = 450; img_thumb_height = 200; img_thumb_width = 200;

11 de julho de 2013

Equipamentos II

EQUIPAMENTOS, SUA HISTÓRIA - PARTE II

Nos anos 30, o FC Porto deu um toque de modernidade nas suas camisolas, abandonando os baraços nos colarinhos transformando-os em V. Foi assim que em 1934/35 os Dragões arrancaram para a primeira edição do Campeonato da I Liga que venceram.


Com camisolas de cordões e três faixas, branco ao centro, azuis aos lados e sem emblema, e calções azuis, os portistas apresentaram-se no campeonato de 1939/40, sagrando-se bicampeões nacionais.


Já nos anos 50, os cordões nas camisolas voltaram a ser abandonadas para dar lugar ao reaparecimento dos colarinhos em V, mas com gola branca. O emblema entretanto fixara-se na faixa azul da esquerda.
Retirados do blog: Dragãopentacampeao


Em 1966 as camisolas perderam os colarinhos tipo pólo, ganhando a forma arredondada a azul.


Também o equipamento alternativo que até então era todo branco (camisola, calção e meias) passou a combinar com o calção azul. 

A partir da época de 1975/76, o FC Porto utilizou pela primeira vez equipamentos Adidas. Mantiveram-se as duas faixas largas azuis e uma branca ao centro, com o colarinho em V. As mangas apresentavam um debruado de três tiras finas azuis por cima da faixa branca desde a gola até ao punho, repetindo-se nos laterais dos calções.

Fonte: Equipamentos com História do Jornal A Bola