Lopetegui..... sim ou não? ~ Porto Total, capital do dragão... summary_noimg = 550; summary_img = 450; img_thumb_height = 200; img_thumb_width = 200;

21 de maio de 2015

Lopetegui..... sim ou não?

Houveram muitos momentos de muito bom futebol,  mas mesmo nesses jogos nunca foram perfeitos.
Com o título entregue, os últimos jogos, para mim, foram para avaliar o trabalho do treinador.  E claramente chumbou!  Acentuando muitas das  imperfeições reveladas ao longo da época.
No momento em que foi apresentado como treinador do FC Porto,  ficou evidente que era uma aposta arriscada. Escolhemos um treinador para ganhar experiência,  como foi demonstrado ao longo do seu trabalho no clube.

PONTOS POSITIVOS


 O discurso, na  defesa intransigente do nosso Porto, foi o único,  por isso o muito obrigado  (e é por isto que me custa muito a escrever esta análise )
Impôs  um estilo de jogo (houve mão de treinador no modelo de jogo, para o bem como para o mal)
Um modelo de jogo de equipa grande  (há um porém,  não resulta aqui em Portugal,  95% das outras equipas jogam completamente fechadas,  tornando assim os nossos jogos uma chatice )
fez crescer alguns jogadores  (exemplo : Casemiro )
ter dado o braço a torcer na rotatividade  (um pouco tarde demais mas, mudou )
Escolheu muitos bons jogadores, vindos do campeonato espanhol


PONTOS NEGATIVOS
No tal modelo de jogo falta...

manha  ( é uma equipa que não sabe fazer faltas inteligentes,  não sabe meter gelo no jogo quando é preciso,  perder tempo quando é necessário)
não existe trabalho nas bolas jogadas paradas(cantos, livres, penalidades  são miseráveis )
destruiu o psicológico de alguns jogadores  (exemplo mais óbvio :Quintero), porque teve sempre as suas preferências(por exemplo: Oliver)
jogo lento
não tem alternativas táticas para as várias dificuldades que se apresentam
Falta de garra, atitude , agressividade
não sabe ler um jogo ( e o pior é não se notou evolução )
errou muito nos jogos importantes  ( ex: táctica utilizada em Munique devia ter sido a da luz, a da luz devia ter utilizado em Munique )
 Falta de capacidade de motivação(será que a mensagem passa para os jogadores? Não parece , é muito grave esta falha )
o nosso sistema jogo  tem falta de objectividade  (é passes e passinhos para trás e para o lado)profundidade nada, intensidade nada
falhou nos jogos chave ao nível nacional
substituições sem nexo, sem timing
aquela bizarra rotatividade  (que foi fundamental para perder os pontos essenciais para a conquista do título )
escolheu muitos jogadores espanhóis de duvidosa qualidade,  retirando a oportunidade aos jogadores portugueses,  tanto os da época passada como os da casa ( esta política não começou com Lopetegui,  já vem do passado e não é nada inocente! )

Julen Lopetegui  teve nota 20 na defesa do clube  (mas, será essa a sua principal tarefa? Ou pôr a equipa a funcionar) , no final 0 de títulos.

COM MUITA PENA. .. porque eu gosto do homem
DEFENDO A SUA SAÍDA, apesar de achar que é mais inocente que culpado, mesmo com a lista de erros praticados.   Mesmo com todas as suas deficiências,  todos nós sabemos que não fosse o colinho, o título seria do basco!
Se ficar pode contar com o meu apoio mas, todos sabemos que a pressão vai ser terrível,  dentro e fora do clube.

OS VERDADEIROS CULPADOS ESTÃO CALADOS COMO RATOS! E tenho a convicção que se sair, será pela sua própria iniciativa ou o Pintinho dará uma facada nos adversários lisboetas  ( Marco Silva  ou o catedrático da treta ). Mudar seria admitir a culpa na sua escolha,  Pinto da Costa não tem essa nobreza de carácter.  Não passa de um ditador dissimulado.