Artigo do jornal i - sobre o caso Izmaylov... máfia russa? ~ Porto Total, capital do dragão... summary_noimg = 550; summary_img = 450; img_thumb_height = 200; img_thumb_width = 200;

22 de novembro de 2013

Artigo do jornal i - sobre o caso Izmaylov... máfia russa?

Izmaylov

"Izmaylov [falhou o treino], devidamente autorizado a tratar de assuntos particulares". Desde 23 de Setembro que o FC Porto explica desta forma a ausência do médio dos trabalhos da equipa. Se nos primeiros dias ninguém desconfiou, o facto de o russo continuar de fora despertou ainda maior atenção para o caso e por esta altura poucos acreditam que esse seja o único motivo pelo qual, quase dois meses depois, o futebolista continua sem treinar com o plantel azul-e-branco. Os problemas físicos e disciplinares que Izmaylov teve no Sporting levantavam ainda mais dúvidas sobre o que realmente se passa com o internacional russo.
i sabe que durante esta fase Izmaylov tem dividido o seu tempo entre a cidade de Lisboa, o Porto e o estrangeiro. Sempre devidamente autorizado e com conhecimento dos responsáveis do clube, sem qualquer questão disciplinar pelo meio. Há duas semanas o futebolista regressou à cidade Invicta e por lá deverá ter permanecido até então. O médio atravessa uma complicada fase a nível pessoal, com uma quebra emocional, e por isso tem recebido toda a compreensão - e tempo - da estrutura portista para que consiga a tranquilidade necessária ao seu bem-estar. De ambas as partes, atleta e clube, a opinião é a mesma: a saúde está em primeiro plano, por isso o futebol é neste momento uma preocupação secundária.
O FC Porto tem acompanhado o caso com muita atenção e acredita ter chegado a altura de passar à fase seguinte. Segundo o i apurou, a partir da próxima semana Izmaylov vai ter acompanhamento diário de um elemento da estrutura do futebol portista - pois até aqui tinha-o feito com profissionais externos ao clube - e é muito provável que regresse ao trabalho, ainda que o possa fazer individualmente, antes de uma integração plena no plantel. Aliás, ontem as palavras do treinador Paulo Fonseca apontavam nesse sentido: "Tenho a convicção que o Izmaylov vai voltar. Acredito plenamente que isso vai acontecer". O i tentou obter uma reacção oficial do Porto sobre este tema mas, até à hora de fecho da edição, não obteve resposta.
Apesar da frágil situação de Izmaylov, há uma forte convicção na estrutura dos campeões nacionais que o médio russo poderá regressar à equipa principal ainda esta temporada, a tempo de ser uma peça útil na luta pelos principais objectivos dos dragões - ainda para mais numa posição em que o plantel carece de muitas alternativas.

As últimas informações recolhidas apontam para uma evolução positiva nos últimos dias, pois a possibilidade de Izmaylov abandonar definitivamente a carreira chegou a ser ponderada.
O MISTÉRIO DA RÚSSIA Ninguém sabe ao certo o que despoletou esta situação. O futebolista de 31 anos começou a época normalmente e chegou mesmo a actuar num jogo da Liga dos Campeões, com o Áustria Viena, a 18 de Setembro - poucos dias antes de deixar os treinos. O i sabe que Izmaylov manteve sempre uma atitude profissional e correcta com os colegas de equipa e treinadores, e nada fazia prever o que viria a acontecer.
Além das várias lesões no joelho direito que o afectam desde o tempo que passou em Alvalade (Junho de 2007 a Janeiro de 2012), Izmaylov parece ter uma história complicada. Desde a mudança para o Sporting que a imprensa russa fala numa alegada ligação do médio à máfia do país.
"Pensamos que ele tem medo porque lhes deve dinheiro. Não é chantagem, mas o Izmaylov, assim como muitos jogadores [na Rússia] nessa altura, tinham ligações à máfia que não correram bem. Por isso ele escapou e não voltou durante muito tempo. Recordo-me de um episódio em que foi convocado por Advocaat para a selecção. Os primeiros treinos eram em Moscovo e depois viajariam para a Europa. Pelo que soubemos, ele estava tão assustado por ter de ficar em Moscovo que pediu para se juntar à equipa na Europa e explicou da forma habitual - razões familiares. Mais tarde disse que o Sporting não o deixou ir", explicou um jornalista russo, que pediu anonimato, ao i.
Quando assinou pelo Sporting, Marat tinha 31 internacionalizações (sete anos depois, tem 35) pela Rússia. Esteve quase seis anos afastado da equipa e só regressou em Maio de 2012, pelas mãos de Dick Advocaat. Comenta-se que o médio evita jogar pela selecção em território russo. No estágio de preparação para o Euro-2012, Izmaylov chegou a Moscovo a 23 de Maio e jogou no dia 25 contra o Uruguai. Foi o único encontro que realizou em solo russo desde que abandonou o Lokomotiv.
"Em 2010 esteve perto de assinar pelo Lokomotiv, mas na altura o Yuri Semin estava no clube. Era como um pai para os jogadores e um dos que podiam resolver o problema com a máfia. Agora, não há dúvida que ele tem medo de regressar", comentou a mesma fonte.
Ninguém consegue dizer se estas ligações estão na base do problema que Izmaylov enfrenta actualmente. Segundo o i apurou, também a estrutura portista não relaciona a sua situação actual com as alegadas ligações à máfia do seu país. Há apenas a convicção forte de que neste momento é preciso muito cuidado ao lidar com a condição do atleta, para que Izma possa regressar em pleno e voltar a mostrar a sua técnica nos relvados nacionais.

Rui Miguel Tovar, jornal i