Porto Total, capital do dragão... summary_noimg = 550; summary_img = 450; img_thumb_height = 200; img_thumb_width = 200;

15 de julho de 2014

Craque Tello, confirmado no Porto!



Barcelona já deu permissão a Tello para viajar rumo ao Porto, o que acontecerá esta trde ou amanhã. Segundo o diário catalão "El Mundo Deportivo", o F. C. Porto vai pagar dois milhões de euros pelo empréstimo do extremo, válido por duas épocas.

Cristian Tello está mesmo a caminho do F. C. Porto, que já chegou a acordo com o Barcelona para uma cedência de dois anos, com opção de compra no final da primeira temporada, cifrada em oito milhões de euros.

Para já, os dragões pagam o salário do extremo espanhol e mais dois milhões pelo empréstimo, que também pode ser interrompido em junho de 2015, se essa for a vontade do clube catalão ou do próprio jogador, que tem contrato com o Barça até 2018.

Esta manhã, Tello ainda treinou em Barcelona, mas prevê-se que faça a viagem para Portugal a qualquer momento.

jn

UM EXTREMO DE QUALIDADE, O PORTO BEM PRECISA, PODEMOS ABRIR A PORTA A VARELA.
QUEM NÃO QUER FICAR, PORTA ESCANCARADA DO DRAGÃO.


O Correio do lixo notícia a história...

SERÁ VERDADE ? Quase todas as notícias acerca do Porto no antro de esterco,  são mentiras!

Mas, era evidente que o Rolando estava disposto a tudo!  Até recusou ir para estágio.

13 de julho de 2014

PARABÉNS, AOS ALEMÃES!

 AOS ALEMÃES :

Angela Merkel
Miss Swaps
Vítor Gaspar
Coelho
Vítor Bento
Irrevogável

E ao papagaio do Vítor Pereira

Uma injustiça,  sem dúvida a Argentina merecia o título.  É, aquela frase quem não marca sofre. Ou, são Onze contra onze no fim ganha a Alemanha.

Alguém que ajude a encontrar as cuecas do Babaca

Nem o Pastor da IURD seria mais ridículo!

Menos rezas, mais trabalho e competência....



Scolari
 Calças! Quando já usa fraldas!

12 de julho de 2014

É pena ver este grande central a sair! Mas, o clube precisa de dinheiro! Como todos os anos temos que ver os nossos melhores jogadores a sair!


Felicidades Mangala!

Mangala faz exames médicos no City


A Imprensa inglesa garante que o central está a fazer exames médicos em Manchester, antes de assinar um contrato que permitirá aos dragões encaixar 22,68 milhões de euros

O namoro entre o Manchester City e Mangala sempre vai resultar em casamento. O central vai deixar o FC Porto para se juntar aos Citizens a troco de 22,68 milhões de euros, correspondentes a 56,7 por cento dos direitos económicos na posse do FC Porto. A Doyen Group detém 33,3 por cento e a Robi Plus outros 10 por cento, num negócio que perfaz um total de 40 milhões de euros.


ojogo




Rolando não seguiu para estágio



Rolando não seguiu para o estágio dos azuis e brancos em Horst, na Holanda. Depois da Roma ter apresentado uma proposta à SAD, tudo indica que o central vai mesmo deixar o clube.Apesar de ter sido dado como certo no plantel do FC Porto por Pinto da Costa, Rolando terá feito pressão para sair e a última proposta da Roma parece ter convencido os dragões a abrir mão de um jogador que entrou no último ano de contrato.

o jogo

Rolando não tinha mais condições para ficar ! Teve um comportamento nada 

agradável! Mesmo assim, boa sorte, Rolando! Porque, não sei bem, quem foi o 

grande culpado de todos os acontecimentos tristes!






A SAD investiu 11 milhões em 60 por cento dos direitos económicos do avançado, que assinou por cinco temporadas e tem uma cláusula de 60 milhões de euros
A SAD do FC Porto comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a aquisição de Adrián López. Os azuis e brancos investiram 11 milhões de euros em 60 por cento dos direitos económicos do avançado espanhol, que assinou um contrato válido por cinco temporadas e tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Mais....

Opare já esteve no Olival




2 jogo da pré- época....

FC Porto venceu Aves por 1-0



Final do Mundial! Escolhe um Papa!

                 Sem dúvida, Francisco!

 The best memes, photoshops & jokes after Argentina beat Holland to reach WC final

11 de julho de 2014

O "tiki - taka" teutónico


42420 likes
920 comments
46371 likes
1155 comments

10 de julho de 2014

Adrián López a caminho do Dragão


Adrián se va al Oporto...jornal marca




Avançado foi peça importante na ponta final da última época ao serviço do Atlético, tendo ganho o campeonato espanhol e jogado a final da ChampionsAtlético de Madrid e FC Porto chegaram a um acordo para a transferência de Adrián López, informa com grande destaque a imprensa espanhola. O jornal "Marca" adianta que o avançado deixou o estágio de pré-época do campeão espanhol para realizar exames médicos no FC Porto.

Adrián, 26 anos, alinhou nas últimas três épocas ao serviço do Atlético, oriundo do Corunha. Sem ser uma primeira opção para Diego Simeone, aproveitou da melhor forma a lesão de Diego Costa para mostrar serviço na parte final da temporada 2013/14, com destaque para as meias-finais da Champions com o Chelsea, tendo feito um golo em Stamford Bridge, no triunfo por 3-1.

noticia do ojogo

Nota: sinal que Jackson vai sair? O jornal as, fala em 11 milhões, deve abater á dívida do atlético Madrid com o porto, da transferência de Facao.

Mais notícias de Espanha. ..

El Atlético sube hasta los 27 millones por Juan Iturbe

El comandante casou-se no Porto


LUCHO GONZÁLEZ CASOU-SE NO PORTO .... noticia retirada do news it girl. blog







Lucho González casou-se com a sua companheira de longa data, Andreia. O casal, que está junto desde 2009, oficializou a sua relação esta quarta-feira (9), no Porto.

Com o pretexto de se casar na terra natal da noiva, o ex-jogador do FC Porto regressou à Invicta. «Um dia feliz», escreveu no Facebook, onde partilhou várias fotos.

A cerimónia foi pautada pela simplicidade - o noivo até casou vestido de calças de ganga e t-shirt -, mas não foi esquecida a tradicional chuva de arroz e pétalas à saída da conservatória.

Como não poderia deixar de ser, entre os poucos convidados estava o filho do casal, Matteo, de 4 anos.







Recorde-se que este é o segundo casamento de Lucho, que já foi casado com Pamela, com quem teve dois filhos, Thomas e Ramón.




  Palavras para quê! Isto é para todos os                     portugas lambe cus do Felipão !

                          Está aqui tudo!


                    

Scolari segundo o representante de Neymar

Existe em Portugal um imitador barato!
A cópia portuguesa chama-se Paulo risco ao meio!

9 de julho de 2014



Sara Sampaio utilizou as redes sociais para lamentar o facto de ainda não ter uma camisola personalizada do seu clube, o Futebol Clube do Porto.

«Falta-me a camisola do FC Porto personalizada também! E, sim, sou portista! Choque! Que comecem as ameaças, 1, 2, 3 gooooo», escreveu a manequim portuguesa, em tom de brincadeira, no Twitter.

A resposta dos «dragões» não tardou. No Twitter oficial do clube, foi publicada uma fotografia de uma camisola personalizada para a manequim com a legenda: «Sara Sampaio, está pronta e à tua espera. Vens buscá-la?».

«FC Porto, ahhhhh, siiiiiim, quando voltar ao Porto, em agosto, vai ser a minha primeira paragem», comentou a modelo, visivelmente contente com a surpresa.



O Burro levou 7 !

                                   O Mundo ficou a conhecer o suposto treinador!

 Portugal lambeu o cu ao Burro! Porquê? Porque era um anti-portista primário.... é a sina dos burros portugas, ele pagou lavando dinheiro e fugindo aos 7 7 7 7 7 impostos !


                  




54w6ty

Memes da derrota do Brasil para Alemanha


E da Alemanha! Irra!

8 de julho de 2014

Foge do Orelhas!



 É preciso ter muito medo..... foge do Chefe da máfia!


No Porto... o 1º jogo  deu:



Valadares, Valadares! é equipa da minha terra, fica mesmo lado da cidade mais linda do mundo, Porto !heh!

Força Porto!



Os deuses do estádio!

1- Já vou falar de futebol, que é aquilo que mais nos ocupa. Mas, antes de ir ao grande futebol do Mundial e ao futebolzinho nacional, de intrigas e lamurias, deixem-me falar do desporto que, por diversas vezes já, considerei o mais espectacular, o mais sério, o mais próximo do ideal de desporto: o ténis. O ténis é um duelo arrebatador, exclusivamente determinado pela classe, pelos recursos técnicos, pela combatividade e pela capacidade de superar-se emocionalmente. No ténis, não há jogadores com tatuagens nem penteados ridículos, a dizerem baboseiras de circunstância, tais como «há que levantar a cabeça»; não há treinadores histéricos aos gritos, nem reclamações com o árbitro nem teorias da conspiração; não há desrespeito pelo público ou pelo adversário, há sim uma tradição de verdadeiro fair play que obriga a agradecer ao primeiro e a cumprimentar o segundo, no final.

Se alguém um dia me quiser dar um presente inesquecível, dê-me, por favor, um bilhete para a final de Wimbledon — em minha opinião, o melhor espectáculo desportivo do mundo. No ano passado, tentei o que pude, mas não consegui um ingresso para a final de Wimbledon, no mítico All England Lawn Tennis Club. E assim, anteontem, mais uma vez, lá me sentei em frente à televisão, para presenciar uma final inesquecível, que durou quatro horas de jogo a altíssimo nível (à atenção da equipe técnica da nossa Seleção de futebol: sem cãibras, nem entorses, nem roturas!). Julgo que desde a épica final em que John McEnroe quebrou os cinco anos consecutivos de vitórias de Bjorn Borg, que não assistia a uma final de Wimbledon tão empolgante. Quem viu, nunca mais esquece, quem não viu, nem sabe o que perdeu, é como ter visto dançar a Margot Fonteyn e o Rudolf Nureyev no Lago dos Cisnes. Djokovic (que vi, ao vivo, dar os primeiros passos como profissional, no Open do Estoril), conseguiu a sua segunda vitória, impedindo que Federer aumentasse o seu recorde de oito vitórias em Wimbledon e que se tivesse tornado, aos 32 anos, o mais velho vencedor de sempre. Conseguiu-o essencialmente graças ao seu demolidor jogo de fundo de court e aos seus fabulosos passing shots (16 winners, no total!). Mas eu, claro, estava por Federer, que julgo ser o melhor, mais completo e mais elegante jogador que alguma vez vi. Em minha opinião, só perde para o meu ídolo McEnroe no fascínio que a rebeldia deste, o seu carácter e o seu ténis de eterno risco, sempre ao ataque, despertava em mim. Mas Roger Federer é, de facto, o jogador e o desportista perfeito. Muito melhor que Djokovic na rede e nas bolas mais técnicas, e muito melhor no serviço (22 ases durante a final!). Além disso, anteontem terá sido, muito possivelmente, a última hipótese de Federer, já na fase descendente da sua incomparável carreira, chegar à final de Wimbledon. Embora tenha prometido voltar para o ano ao torneio, ele próprio o deve ter sentido - como ficou patente na forma como desafiou todas as previsões quando, a perder por 2-1 em sets e 5-2 na quarta partida, acabou a vencê-la por 7-5, forcando a negra. Quem viu, não esquecerá nunca.

2- Torci em vão pela Colômbia contra o Brasil. Não, porque prefira a Colômbia ao Brasil, como país (longe, muito longe disso!), mas porque a selecção da Colômbia tem muito do que foi e ainda é o meu FC Porto. E porque não suporto Scolari e a sua eterna sorte, que ele faz passar por talento. Qualquer um estaria na iminência de ser campeão do mundo com esta selecção brasileira, sem ter de passar pelos sufocos que ela tem passado e sem ter de apresentar um futebol tão triste e tão calculista. Ver os jogadores de luxo do Brasil passarem os últimos 20 minutos do jogo contra a Colômbia a chutarem a bola para onde estavam virados e para o mais longe possível da sua área, foi um atestado de incompetência passado a Scolari. A Alemanha, hoje à noite, vai ser o verdadeiro teste de fogo do Brasil. E, sem Neymar, vai ver-se o que vale realmente esta Selecção. Já não é sem tempo.

3- Tenho-me perguntado várias vezes o que pensará Vítor Pereira ao ver James Rodríguez, um jogador que ele desprezou, ser unanimemente considerado o melhor do Mundial. É que nem vale a pena vir com a desculpa de que já passaram dois ou três anos e que o James de então não era igual ao de hoje: era sim, já o tinha mais do que provado para quem quer que soubesse ver futebol e no ano anterior, na fabulosa equipa de Vilas Boas (lembram-se: ataque com Hulk, Falcão e James, com Guarin e Moutinho atrás?). É por estas e outras que eu não enfio a carapuça que Jorge Jesus propôs aos médicos e advogados que falam de futebol sem nada perceber: eu passei um ano inteiro, desesperado, a escrever aqui que não entendia que Vítor Pereira preferisse Varela ou Cristian Rodríguez (e até, às vezes, Mariano González!) a James e o ignorante era eu? E o Atsu, que ele também deitou fora e que Mourinho foi buscar? E o Candeias, que o próprio Jorge Jesus acaba de aproveitar para o Benfica? Não, desculpem lá, eu nunca entendi, nem quero entender, os treinadores que, ou não sabem distinguir um jogador excepcional de um jogador banal, ou, sabendo-o, acham muito perigosos e inconvenientes tacticamente os grandes jogadores. É essa mentalidade pequenina que leva um Paulo Bento a deixar de fora do Mundial jogadores como o Bebé ou o Ricardo Quaresma. Quem tem medo dos grandes jogadores, que compre um cão!

4- Tenho muito respeito por Augusto Inácio e não esqueço o que o FC Porto lhe deve, como jogador e como treinador. E também percebo que, no novo Sporting, da transparência e de Bruno de Carvalho, convém adoptar obedientemente o discurso oficial. Mas, porque tenho respeito por ele, lastimo que Augusto Inácio não revele, já nem digo respeito pela verdade, mas, ao menos, pela inteligência alheia. Quando na Gala do Sporting, talvez empolgado pela presença dos seus dois presidentes (o do clube e o da Liga de Clubes), ele veio afirmar «esperamos que haja verdade desportiva, porque, no ano passado, nos momentos chave, houve sempre um dedinho a impedir nos de somar pontos e com os outros foi ao contrário», Inácio prestou-se a gozar connosco. Ora, por favor, deixe-me reavivar a sua memória desportiva. Dois desses momentos chave, foram, como é evidente, os dois jogos contra o FC Porto, onde se decidia o segundo lugar e o consequente acesso à Champions que, só por si, vale oito milhões de euros. E o que sucedeu nesses dois jogos? No primeiro, no Dragão, nada: o FC Porto ganhou 2-0 sem espinhas e nem a mais exaltada voz sportinguista se ouviu a reclamar o que quer que fosse. Em Alvalade, sucedeu isto: com 0-0, Jackson foi abalroado pelas costas por Cédric, quando, isoladíssimo, ia cabecear para a baliza deserta, a um metro de distância. Era penalty, expulsão e, muito provavelmente, o 0-1, mas Pedro Proença, por razões que talvez um dia explique, preferiu fingir que não tinha visto nada. E depois foi o golo da vitória do Sporting, por todos reconhecido como tendo nascido em off-side. Este momento-chave também entra nas contas de Inácio? E, quando fala do benefício dos outros, estará a pensar nos 8 a 10 (dez!) pontos que o FC Porto perdeu, devido a decisões erradas de arbitragem, nas deslocações a todos os estádios dos seus adversários mais próximos — Luz, Alvalade, Estoril e Choupana? Devo concluir que, para este ano, o Sporting e Augusto Inácio ainda querem mais? Claro que eu sei que sim, mas, caramba, que haja ao menos algum decoro: só passaram uns meses e ninguém esqueceu ainda!

5 de julho de 2014

Hulk vs James

                 

Grande Jogo...
De um lado James do outro Hulk! Grandes Craques!

O Scolari pede sempre ajuda a nossa senhora canavagio, mas o seu grande protector são sempre os senhores árbitros.




O plantel completo do Brasil




                 

Para sempre Azuis e Brancos, os  FABULOSOS....



4 de julho de 2014

Serão estes os desejos de Lopetegui?

 O Campeonato do Mundo e as especificidades muito próprias do mercado de transferências conferem ao atual plantel do FC Porto um perfil ainda mutilado de elementos-chave.

Há decisões importantes a chegar, no que respeita a entradas e saídas, praticamente em todos os setores da equipa.

Julen Lopetegui deixou uma lista de recomendações à SAD, com indicações claras sobre o que pretende ter no grupo de jogadores.

O Maisfutebol dá-lhe conta desses desejos do treinador espanhol. Setor a setor, a leitura atualizada sobre o corpo de trabalho azul e branco.

Guarda-redes:
. Fabiano Freitas
. Ricardo
. Helton (lesionado)
. Kadú (jogará pela B)

. A lesão grave de Helton e a descrença nas capacidades de Sinan Bolat deixam Lopetegui limitado a Fabiano e Ricardo. Kadú voltará a jogar na II Liga. A SAD considerava suficiente este leque de ativos para a baliza, mas o treinador pretende mais. Só isso explica a luta pelos préstimos de Keylor Navas, o homem que brilha pela Costa Rica no Mundial. Os dragões querem, a concorrência aperta, o negócio dificilmente avançará.

Laterais:
. Danilo
. Victor Garcia
. Alex Sandro
. Daniel Opare *

. Alex Sandro volta a ser o único lateral esquerdo de raiz. Daniel Opare, contratado a custo zero ao Standard Liège, joga preferencialmente na direita, mas pode também ser puxado para o outro flanco. A chegada de Bruno Martins Indi permitirá ter mais uma alternativa ao internacional brasileiro.

Centrais:
. Diego Reyes *
. Rolando
. Maicon
. Bruno Martins Indi (por oficializar)
. Abdoulaye

. A venda de Eliaquim Mangala é a chave para a definição do eixo da defesa. Maicon, Rolando e Diego Reyes estão seguros. Se o francês sair, como tudo indica, Bruno Martins Indi é o sucessor lógico. O negócio com o internacional holandês está fechado, tal como o nosso jornal adiantou. Abdoulaye Ba é para ceder.

Médios:
. Mikel (lesionado)
. Steven Defour *
. Carlos Eduardo
. Héctor Herrera *
. Josué
. Juan Quintero *
. Evandro Goebel
. Óliver Torres

. Prioridade máxima para as próximas semanas: descobrir o homem que sucederá a Fernando (vendido ao ManCity). Asier Illarramendi é o nome escolhido por Lopetegui. Um sonho quase impossível de concretizar. O Real Madrid pagou 30 milhões pelo médio defensivo em 2013. A vir, será sempre por empréstimo. Mesmo assim, improvável, como improvável parece ser a aquisição de Ignacio Camacho, número 6 do Málaga. A SAD terá outras alternativas em carteira se estas falharem, obviamente.

Extremos:
. Varela *
. Licá
. Kelvin
. Joris Kayembe
. Ricardo Pereira
. Quaresma
. Sami

Cristian Tello é a escolha número um, dois e três de Julen Lopetegui. De inacessível, o extremo do Barcelona passou a ser um alvo concreto e possível. Na Catalunha fala-se de uma transferência a rondar os 12 milhões de euros. Resta saber se os dragões terão capacidade para chegar a esse valor e pagar o salário desejado pelo atleta. Não é difícil perceber também que dois ou três dos restantes terão de sair. Nem o reforço Sami está a salvo.

Pontas-de-lança:
. Jackson Martinez *
. Nabil Ghilas *
. Gonçalo Paciência

. Aqui não há muito a decidir. O FC Porto prefere perder Mangala a Jackson. O colombiano é para segurar. Gonçalo Paciência vai fazendo pela vida, enquanto os concorrentes ao lugar não chegam de férias. O ponta-de-lança que vem da equipa B tem capacidade para ser uma alternativa muito séria.

* jogadores ainda em férias ou a disputar o Mundial

ESTE É O ARTIGO QUE SAIU NO site MAIS FUTEBOL:

Serão estes os reforços do Porto! As minhas dúvidas principais serão os jogadores que saíram!  Porque para voltar a ficar no plantel atletas que estão contrariados, não obrigado! E as entradas são empréstimos,  o porto financeiramente estará assim tão mal! Se a política for esta,  vai consequentemente ficar pior futuramente! VAMOS  PROMOVER  OS JOGADORES DOS OUTROS?
E depois, para o próximo ano vendemos quem?

3 de julho de 2014

O 1º dia da nova época! Força LOPETEGUI !


                       NESTE MOMENTO A ESPERANÇA ESTÁ NO LOPETEGUI !

 Sem grandes reforços e com muita indefinição no plantel. Todos nós portistas estamos a espera do regresso do sucesso, consequentemente da alegria! 

Porque os campeões somos nós.... e sempre seremos!





Uma noticia triste, do 1º dia

Mikel faturou a tíbia, o que vai fazer com que o jovem médio defensivo portista tenha de parar até janeiro

Força, MiKel ! És muito jovem e vais voltar mais forte e rapidamente!

Óliver Torres apresenta-se nas redes sociai.... seja bem vindo

Espanhol usou a rede social para pontuar a entrada no FC Porto.


                     
Com uma sequência de mensagens publicadas após o treino matinal, o médio espanhol Óliver Torres, que já trabalha com o plantel do FC Porto, pontuou a sua entrada no clube. "Com muita vontade, ilusão, trabalho, humildade chego ao FC Porto", publicou, ilustrando a mensagem com uma fotografia em que cumprimenta Pinto da Costa, provavelmente tirada aquando da assinatura de contrato. "Obrigado ao FC Porto pelo acolhimento, o trato e a oportunidade. Obrigado", completou, não deixando, igualmente, de desejar as maiores felicidades para as épocas de Atlético de Madrid e Villarreal, os clubes que serviu durante a última temporada.

Sensivelmente na mesma altura, o emblema com o qual ainda tem contrato, o campeão espanhol, informou via site oficial e redes sociais sobre a cedência de Óliver ao FC Porto, por uma temporada. Este foi um ponto bem vincado no comunicado, que lembra que Óliver voltará a Madrid findo o período de cedência aos azuis e brancos.

ojogo

2 de julho de 2014

Portugal é uma MERDA!

Ė para ....Os bajuladores de jogadores de merda ! DA SEGUNDA CIRCULAR DA MERDA!


O bajulação é tão grande!  Aporcaria da CS  portuguesa é UMA GRANDE MERDA.  Que fazem deste país a República das bananas!  E qualquer badameco pode insultar!

Mas, o que realmente o lampião queria dizer:
- o clube do regime é uma grande merda
- a bajulação aos jogadores da gaivota é uma grande merda
-o Enzo é uma grande merda
- o futebol português é merda, cheia de gentalha querida a definir a classificação!
- a merda da comunicação social faz do país atrasado mental
- somos um povo submisso, aceita toda a merda que existe
- como joga em Lisboa e com o vizinho ânus a cheirar tão mal... transforma a capital do império numa grande merda... numa lixeira aberta!

Pelo menos a CS, merecem os insultos de um qualquer medíocre palhaço!






Nada de importante aconteceu no Brasil

A avaliar pelas reacções dos dirigentes federativos, do seleccionador Paulo Bento e de vários dos seus colegas de profissão, nada de importante aconteceu no Brasil. Apenas uma competição que não nos correu bem, mas que já lá vai — agora é preciso é concentrarmo-nos no Euro-2016. Permito-me discordar. Acho que a nossa participação foi má de mais e levantou questões que devem ser discutidas e devem ter consequências. Eis algumas dessas questões:

A BASE DE RECRUTAMENTO

Por mais que se critiquem as opções e exclusões de Paulo Bento, a verdade é que não havia muito mais por onde escolher. Esta selecção, da qual já disse várias vezes que é das mais fracas de que me lembro, não tinha muito mais alternativas. Sendo certo que Portugal é um pais de futebol, onde sempre nasceram e cresceram grandes jogadores, isto levanta um óbvio problema de base de recrutamento sobre o qual é necessário meditar. Será possível continuar com uma política de formação que, nas camadas jovens, já tem um excesso evidente de estrangeiros? Não será necessário e possível limitar o número destes nos escalões até aos sub-21, pelo menos?

AS ESCOLHAS

Porém, e sem me desdizer, julgo que a selecção eleita por Paulo Bento reflecte a obstinada teimosia e conservadorismo dele. Nomes como os de Quaresma, Danny ou Bebé, para só falar da frente de ataque, tinham lugar no avião para o Brasil. Mas é sabido que Bento escolhe segundo critérios de fidelidade pessoal e não de qualidade ou momento que os jogadores atravessam. Só isso justifica a aposta inamovível em jogadores claramente fora de prazo ou de forma (e até mesmo de condição física) e cujos nomes, por delicadeza, me abstenho de enumerar. A imensa responsabilidade que recai sobre os ombros do seleccionador foi usada por Paulo Bento para recompensar e garantir lealdades, em interesse próprio. É a escola de Scolari, mas com a enorme diferença de a base de recrutamento estar longe de ser comparável. Aliás, por aquilo que sigo nos jornais, raramente me dou conta de que o seleccionador acompanhe ao vivo outros jogos que não os dos grandes (onde 90% dos jogadores são estrangeiros), que frequente jogos dos outros clubes, das camadas jovens ou que, menos ainda, acompanhe o desempenho dos jogadores portugueses a actuar no estrangeiro — em Itália, Inglaterra, Rússia, Chipre, Turquia, Espanha, etc. A sua selecção parece feita desde sempre e para sempre.

A PREPARAÇÃO

Foi verdadeiramente chocante constatar até que ponto a selecção levada ao Brasil estava impreparada para o Mundial, sob qualquer ponto de vista: físico, anímico, emocional, táctico, estratégico. Uma armada completamente à deriva, que não parecia saber ao que ia. Como, que se saiba, tudo foi disponibilizado ao seleccionador, em termos de meios, de conforto e de luxos, para que tal não sucedesse, chegando mesmo a renovar-se o seu contrato antes do final do prazo e do Mundial para que nada o perturbasse, não há, à vista, desculpa alguma para o rotundo falhanço. E claro que nem tudo será da responsabilidade dele, mas uma vez que nada foi até agora convenientemente esclarecido, sobram para cima do comandante todas as responsabilidades.

0 PLANEAMENTO

Creio ter sido o primeiro, ou dos primeiros, a levantar a questão da localização do quartel-general da Selecção em Campinas, obrigando a mais horas de voo do que as necessárias em função dos locais dos jogos e fazendo com que os jogadores treinassem em condições bem diferentes daquelas que já se sabia que iriam encontrar em Manaus e Salvador. Isso, mais a passagem prévia pela costa leste dos Estados Unidos, cuja lógica de todo me escapou, nunca foram esclarecidas e ninguém pode saber até que ponto contribuíram ou não para a diferença abissal de preparação com que nos apresentámos no primeiro jogo, relativamente aos alemães.

A CONDIÇÃO FÍSICA

É absolutamente consensual entre toda a gente que a equipa portuguesa chegou ao Mundial num lastimável estado físico, que o número mais do que anormal de lesões e a moleza mostrada em campo exuberantemente atestaram. Se bem percebi, o médico da Selecção veio dizer que já em Janeiro terá apresentado um relatório onde se preveria a possibilidade de tal cenário. Parece-me cedo de mais, a cinco meses de distância, mas o que não há dúvida é que um conjunto de jogadores a rebentar pelas costuras ou a arrastar-se em campo só pode resultar de todos os factores envolvidos na preparação física: a parte médica, a parte de recuperação, a parte dos treinos. E não é simplesmente aceitável que isto fique por esclarecer e que daqui não se extraiam as consequências que se impõem.

OS ONZES

De jogo para jogo, Paulo Bento só mexeu quando algum jogador rasgava ou era castigado. Fosse qual fosse o adversário, o resultado procurado, as condições de clima ou o estado físico dos jogadores, o seu onze já estava determinado na sua cabeça desde que em Novembro passado garantimos o bilhete para o Brasil. Acabou por utilizar quase todos os jogadores que levou, mas apenas porque circunstâncias alheias à sua vontade o impuseram. Paulo Bento não é conservador: conservadora era a minha avó. O que ele é é um homem de ideias fixas, confiante que a realidade acabará sempre por se render a elas. Viu-se...

0 FUTEBOL JOGADO

Julgo que teremos dividido com a Grécia o pior futebol visto neste Mundial, em que se tem visto tão bom futebol - jogado até por selecções que estavam 20 ou 30 lugares abaixo de nós no ranking da FIFA. Mas, mesmo assim, a Grécia quase que chegava aos quartos, enquanto que nós nunca demos a sensação de poder ir além do que fomos, excepto para aqueles espíritos patriótico-optimistas que acham que basta querer e acreditar para, quem sabe até, chegar ao próprio título. Não se viu nada em campo que pudesse alimentar sombra de tais expectativas - nem sequer contra a equipa de amotinados e desinteressados do Gana. E nem ao menos pudemos queixar-nos da sorte: basta constatar que, dos quatro golos marcados por Portugal, três foram literalmente oferecidos pelos adversários. Segundo depreendi, o futebol planeado pela nossa selecção resumia-se à esperança de que o Cristiano Ronaldo que resolvera o play-off contra a Suécia resolvesse também tudo o resto. Mas não só não havia plano-B, como nem sequer havia equipa para o plano-A.

A EMBAIXADA AO BRASIL

Podíamos ter feito fraca figura em campo, mas boa figura fora dele. Era nossa estrita obrigação, disputando um Mundial num país descoberto por nós, onde se fala a nossa língua e onde, para mais, dispusemos do apoio permanente dos brasileiros. Mas a selecção portuguesa passou pelo Brasil numa postura de vedetas inacessíveis, fechados numa fortaleza onde os únicos que entraram de fora foram dois cabeleireiros. Outras selecções treinaram na praia com o povo a vê-los, visitaram favelas, confraternizaram com os índios e populações locais. A nossa, não: nem uma visita a um centro português, a uma escola, a uma instituição qualquer. Nem um minuto de paragem para falar com as pessoas, nenhuma declaração, fosse de dirigentes, treinador ou jogadores, que, de alguma maneira agradecesse ao Brasil o Mundial e o apoio dado, ou até revelando ao menos que sabiam em que pais estavam - coisa que não tenho como certa.

0 FUTURO

Paulo Bento já revelou não estar disponível para a renovação radical que se impõe fazer na Selecção — não apenas nos nomes, mas no seu próprio funcionamento. Para ele, tudo terá que ser muito lentamente e com o critério da «gratidão» a sobrepor-se a tudo o resto. Ou seja. é mais importante não melindrar os seus, do que renovar a Selecção. Aliás, afastou desde logo a ideia de começar por renovar o seu próprio cargo. Assim sendo, pelo menos, a Federação sabe com o que conta. E nós também. Afinal, foi tudo a feijões.